sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Onde tudo seria bom

"...Às lágrimas sucedia-se, acompanhando os olhos inchados, um estado de suave convalescença, de aquiescência a tudo. Surpreendia a todos com sua doçura e transparência e, ainda mais, forçava uma leveza de passarinho. Dava esmolas a todos os pobres, com a graça de quem joga flores.
De outras vezes, enchia-se de força. Seu olhar tornava-se duro como aço, áspero como espinhos. Sentia que “podia”. Fora feita para “libertar”.
“Libertar” era uma palavra imensa, cheia de mistérios e dores. Como fora amena há dias, quando se destinava a outro papel? Outro, qual? Tudo era confuso e só se exprimia bem na palavra “liberdade” e nos passos pesados e firmes, no rosto fechado que adotava. À noite não dormia até que os galos longínquos começassem a cantar.
Não pensava, propriamente. Sonhava acordada. Imaginava um futuro em que, audaciosa e fria, conduziria uma multidão de homens e mulheres, cheios de fé quase a adorá-la. Depois, pelo meio da noite, deslizava para uma meia inconsciência, onde tudo era bom..."







4 comentários:

  1. Estava lendo e pensando em como parecia Clarice. É sempre bom vir encontrar um pouco de ti em teu espaço. Quando, em conjunto, encontro Clarice, é identificação imediata! Então comento com ela também: “Vou te fazer uma confissão: estou um pouco assustada. É que não sei aonde me levará esta minha liberdade. Não é arbitrária nem libertina. Mas estou solta.”

    Beijos, querida.

    ResponderExcluir
  2. Andrea;
    Não digas onde acaba o dia.
    Onde começa a noite.
    Não fales palavras vãs.
    As palavras do mundo.
    Não digas onde começa a Terra,
    Onde termina o céu
    Não digas até onde és tu.
    Não digas desde onde és Deus.
    Não fales palavras vãs.
    Desfaze-te da vaidade triste de falar.
    Pensa,completamente silencioso,
    Até a glória de ficar silencioso,
    Sem pensar.
    Cecília Meireles

    ResponderExcluir
  3. Essa coisa toda que descreve, só pode ser mulher, porque somos as únicas a nos equilibramos entre delicadezas e forças, construindo assim algo que é quase impossível explicar. Adorei. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Andréa, tem um selinho esperando por voce lá no Meu Mundo Meu Avesso.
    Bj tudo de lindo pra voce!
    http://meumundomeuavesso.blogspot.com/

    ResponderExcluir